© 2010 Ponto de Cultura Caiçara

Tambores Digitais – 25 a 31 de Março/2010

Entre os dias 25 e 31 de Março, Fortaleza sediou o maior e mais plural encontro de cultura brasileira, a Teia 2010 – Tambores Digitais. Como o nome já diz, a Teia é um emaranhado de manifestações culturais de diversas regiões e em várias linguagens, uma oportunidades de revelar os diversos “Brasis” através da descentralização das produção.

Na oportunidade, foi realizado, ainda, o III Fórum Nacional de Pontos de Cultura, junto com seminários, painéis, debates, exposições, uma feira de economia solidária e apresentações artísticas. As atividades contaram com convidados do Brasil, da África e América Latina, e com a participação de representantes de 2.500 Pontos de Cultura. A ideia dessas discussões foi consolidar a Teia como um espaço político e cultural destes Pontos e discutir a gestão compartilhada do programa Cultura Viva.

O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania (Cultura Viva), do Ministério da Cultura, seleciona, através de edital público, projetos que promovam as artes, a cultura, a economia solidária por todo o País. Desta sociedade civil e poder público nascem os pontos de Cultura, através de convênio coma Secretária de Cidadania Cultural (SCC- MinC) e governos estaduais. No total R$180 mil são repassados para cada Ponto, em três anos de convênio.

Ao Rufar dos Tambores

Esta foi a quarta edição das Teias e a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. Os eventos ocorreram nos anos de 2006, em São Paulo; 2007, Belo Horizonte; e 2008, em Brasília. A cada ano são escolhidos diferentes temas para o evento. A Teia 2010 – Tambores Digitais focou a comunicação e a cultura digital. O nome “Tambores Digitais” é uma referência à fala do mestre da Casa de Cultura Tainã, que compara o instrumento usado como forma de comunicação entre as tribos e a internet. Hoje em dia a cultura digital, com a internet e a vida em rede, multiplicou e ampliou o som e o número de tambores das tribos.

Caiçaras no Nordeste

Cananéia participou do evento através do ponto de Cultura “Caiçaras” e levou para Fortaleza cinco pessoas, cada uma representando um dos projetos que estão em andamento no município são eles: Ponto de Cultura, Agente Escola Viva, Agente Cultura Viva, Ação Tuxáua e Programa Puxirão. Além dos coordenadores de projetos, jovens bolsistas também participaram e puderam conhecer e trocar experiências com muitos outros jovens envolvidos com o Programa Cultura Viva.

Um dos momentos importantes foi a apresentação das experiências do Ponto de cultura “Caiçaras” e do coletivo jovem Caiçara durante o encontro do Projeto Escola Viva, no qual foi feito um relato que despertou grande interesse entre os participantes em debater aspectos que estes grupos trabalham localmente, como: educação, cultura, meio ambiente e juventude.

Outro momento importante foi a participação do Ponto de Cultura “Caiçaras” no Fórum Nacional de Pontos de Cultura, que é um espaço para se conhecer os Pontos e para aprofundar os debates sobre políticas públicas voltadas a cultura no País, com ênfase nos Pontos de Cultura, programa Cultura Viva e Sistema nacional de Cultura.

Cleber Chiquinho