Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura “Caiçaras” faz parte de um programa colaborativo de valorização, fortalecimento, disseminação e registro do patrimônio cultural do município de Cananéia, localizado no litoral sul do Estado de São Paulo (Território da Cidadania do Vale do Ribeira).

Propomos a construção de ações interdisciplinares que são elaboradas e realizadas coletivamente, respeitando-se as demandas e a dinâmica natural das comunidades e fortalecendo o desenvolvimento de programas educacionais e culturais participativos.

Nossas atividades são pensadas e realizadas em efetiva parceria com o Coletivo Jovem Caiçara, com a Sala Verde Cananéia e com o Coletivo Educador do Lagamar (Núcleo Cananéia). Além disso, associações comunitárias também apresentam demandas específicas, as quais podem ser atendidas integral ou parcialmente. Por conta dessa dinâmica de atuação não existe um espaço físico único utilizado para a realização das ações propostas. Nesse sentido, consideramos que as praças e vias públicas, os centros comunitários, as escolas da rede pública de ensino, os restaurantes e bares das comunidades, as embarcações, ginásios e quadras poliesportivas, os diferentes ambientes naturais (praia, cachoeira, manguezal, restinga, floresta atlântica, entre outros) e alguns espaços privados são lugares passíveis de receberem as ações propostas colaborativamente.

Com isso, esperamos proporcionar a expansão do foco turístico, centrado atualmente na belezas e cenários naturais, oferecendo roteiros culturais diretamente relacionados aos modos de vida e manifestações culturais das nossas comunidades tradicionais, possibilitando assim, a geração de emprego e renda para diferentes setores sociais.

Finalmente, os resultados obtidos possibilitam a promoção de um rico diálogo entre saberes visando a potencialização da ciência, da cultura e da educação para mudanças sócio-econômicas duradouras, as quais poderão servir de modelo e/ou ser incorporadas em políticas públicas regionais.

Atualmente, o Ponto de Cultura “Caiçaras” tem como entidade gestora o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) e o financiamento se dá através dos Programas Cultura Viva e Mais Cultura através de convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e do Ministério da Cultura (MinC).

O Ponto de Cultura “Caiçaras” esta situado em Cananéia na Avenida Beira-Mar, número 7
Telefone: 13 3851 3959
E-mail: coordenacao@ipecpesquisas.org.br / fernando@matimperere.com.br

Be Sociable, Share!