© 2010 Ponto de Cultura Caiçara

Semana Cultural do Ariri – 30/11 a 04/12 de 2009

O distrito Ariri, em Cananéia, realizou entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro de 2009, a Semana Cultural Professor Péricles Eugênio da Silva Ramos. O evento foi uma realização da Escola Estadual Péricles Eugênio da Silva Ramos, com apoio da Prefeitura Municipal de Cananéia, Instituto de Pesquisas IPÊ, Coletivo Jovem de Cananéia, Coletivo Educador de Cananéia, Ponto de Cultura “Caiçaras” e Instituto de Pesquisas Cananéia.

A semana começou com diversas atividades dos alunos, onde tiveram a oportunidade de receber moradores tradicionais, que transmitiram os seus saberes e histórias. “Fiquei surpresa pelos trabalhos desenvolvidos durante esses dias e parabenizo os alunos por isso. Agradeço também a Prefeitura Municipal pelo apoio e aos moradores por terem visitado a escola e dedicado esse tempo rico com nossos alunos”, comentou a diretora de escola E.Péricles Eugênio da Silva Ramos, Aparecida C. Cardoso.

Durante a semana, a Escola Péricles recebeu os entrevistados que narraram sobre diversos aspectos da cultura local, a importância da abertura do Canal do Varadouro, e no que isso influenciou na população do mico-leão-da-cara-preta, espécie endêmica da região e que está em extinção. Em destaque, o senhor José Coelho, 88 anos, que narrou ter sido um dos primeiros alunos da Escola Péricles. “Naquela época morava em um sítio há 02 km dessa escola, vinha a pé, e no caminho ia pegando caranguejo pelo mangue, antes de entrar para a escola tomava banho no rio e ia assistir a aula”, comentou seu José. Além disso, as crianças puderam ter contato com a cultura tradicional como os mutirões, as roças e a cultura do arroz, os fandangos, a confecção dos instrumentos de madeira, violas e rabecas.

No dia 3 (quinta-feira) foi realizado um Sarau Cultural, com jantar aos moradores e convidados que apreciaram a culinária caiçara de um bom peixe-seco com banana e feijão à lenha, feitos pela comunidade Pontal do Leste, Dona Rosa da Silva Coelho e Oliva Coelho. Foram apresentadas amostras dos filmes: “Em cena”, “Ação Agenda 21”, “Saberes Caiçaras” e o lançamento do filme “Outras
margens…reciprocidade e natureza” de Felipe Scapino. Na ocasião estava presente o diretor cultural da Abaçaí Cultura e Arte, Toninho Macedo.

A noite foi repleta de apresentações culturais, com o grupo cultural Batucajé, os grupos de fandango Violas de Ouro do São Paulo Bagre, Família Neves, Grupo Esperança e Família Pereira, com participação de João Dias e Leonildo Pereira, e grupo de batido da Família Alves (liderado por João Alves).“Fandangueiros relembrando épocas remotas dos bailes e mutirões que tiveram berço nessa região do Araçaúba, no bairro do Ariri”, comentou Lucia de Souza, moradora do Ariri e membro da comissão organizadora. No último dia de evento, foram classificados e premiados os melhores trabalhos.

Obs: o texto acima foi retirado do jornal online “Diário de Iguape” e pode ser acessado através do endereço http://diariodeiguape.com/2009/12/10/distrito-ariri-em-cananeia-realizou-a-semana-cultural-prof-pericles-eugenio-da-silva-ramos/