Com intuito de promover o rico patrimônio cultural local, surge a primeira edição do “Cultura em Rede:Cananéia Cidade Educadora”. Apelidado de “Pegada Cultural” o evento mostra a cultura de comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas e indígenas, e tem por intuíto a promoção dos direitos históricos desses grupos. Sem dúvida, um dos maiores eventos gratuitos já realizado na cidade.
Este intercâmbio cultural repercutiu por todo Vale do Ribeira, e de 19 a 22 de novembro de 2009 foi feita a segunda edição do evento, com programação para todos os gostos e as idades.
Segundo os organizadores essa “ação participativo-integradora foi um elemento transformador da sociedade, estimulando os processos de educação popular, autonomia social e garantindo voz e vitalidade aos coletivos excluídos.”
Durante os quatro dias foram desenvolvidas oficinas, debates, cinema na praça, teatro, poesia, brincadeiras, capoeira, comercialização de produtos agroecológicos, fandango, passeios e visitas a cachoeiras e praias, dança e muita música. Algumas das atividades foram elaboradas para a comemoração do “Dia da Consciência Negra”, como apresentação de grupos de capoeira e uma oficina de dança afro.
Entre as atrações musicais e teatrais, estiveram presentes: Mundaréu, Vê se Gostas, Mamulengo Fâmulos de Bonifrates e grupos locais de fandango caiçara. Além de uma saída para a Comunidade do Mandira, uma comunidade quilombola que estava realizando sua “III Festa da Ostra”.